Dia do Motorista: Conheça a história de colaboradores dos Transportes Metropolitanos que são essenciais para o transporte de milhares de passageiros

Para celebrar o Dia do Motorista, celebrado nesta quinta-feira (25), conheça a história de dois colaboradores das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – EMTU e do Metrô – que têm funcionários com atribuições fundamentais para o dia a dia na operação dos transportes.
Um sonho realizado

Cristiane Novaes dos Santos Silva, é motorista na linha 178 (Embu das Artes / São Paulo), operada pela Viação Pirajuçara e gerenciada pela EMTU, ela é conhecida pelos passageiros como a “Motorista Barbie” por decorar o ônibus com crochê rosa. O veículo é um sucesso no trajeto que a colaboradora percorre todos os dias.

“Sendo motorista eu me sinto a pessoa mais maravilhada. É um amor eterno, é fidelidade e também é muito prazeroso… Sou feliz todos os dias por ter essa profissão encantadora.” destaca a motorista.
Motorista de veículo semi-terrestre

Gláucio Ferreira, oficial de manutenção mecânica do Metrô, é um dos integrantes da equipe de manutenção da via permanente (via férrea). Há 21 anos na função, ele é um dos metroviários com treinamento específico para dirigir os veículos Terra-Via (TV), que de acordo com as necessidades da tarefa a executar pode se deslocar sobre trilhos ou pelo asfalto, utilizando pneus ou rodeiro ferroviário.
Esse tipo de veículo utilizado pelo Metrô é fundamental para a manutenção, garantindo o transporte de materiais de manutenção, como trilhos que serão substituídos e ferramentas, facilitando a logística de deslocamento dos pátios até as vias, podendo trafegar pela via onde circulam os trens ou os carros.

 

Os motoristas são essenciais para a operação das empresas vinculadas à STM, seja dirigindo os ônibus das linhas intermunicipais, veículos TV ou viaturas das equipes de segurança. Cristiane e Gláucio são dois exemplos de profissionais que contribuem para proporcionar diariamente viagens seguras a milhões de pessoas.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.

Publicações relacionadas

Leave a Comment